SESSÕES TEMÁTICAS

Divisão dos temas nas diversas sessões

Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos

    ST1 - ANÁLISE ESTRUTURAL E MICROTECTÔNICA
    Saul Hartmann Riffel (UNESP) e Ticiano José Saraiva dos Santos (UNICAMP)
    Descrição: Esta sessão será dedicada à análise estrutural em todas as escalas, ou seja, dos grãos ao microscópio às abordagens em escala regional. Serão bem-vindas as contribuições que, empregando mais de uma ferramenta, tenham como tema investigações estruturais em sistemas distensionais, compressionais ou transcorrentes que ofereçam soluções para questões em aberto relativas a processos tectônicos em geral.

    ST2 - TECTÔNICA DE CINTURÕES OROGÊNICOS E ÁREAS CRATÔNICAS
    Simone Cerqueira Pereira Cruz (UFBA) e Wagner da Silva Amaral (UNICAMP)
    Descrição: Nesta sessão temática pretende-se discutir a constituição, a arquitetura, a evolução e a interpretação tectônica da Plataforma Sul-americana em terrenos cratônicos e cinturões orogênicos brasilianos/pan-africanos e a relação do Cinturão Andino com a Plataforma Sul-americana. São esperadas contribuições que incluam a determinação da idade de eventos deformacionais e metamórficos visando a interação entre a aplicação de análises geoquímicas, isotópicas e geocronológicas ao estudo de processos metamórfico-deformacionais, evolução crustal e magmatismo, além do comportamento tectônico e estrutura de terrenos pré-cambrianos.


    ST3 - NEOTECTÔNICA E EVOLUÇÃO DAS PAISAGENS
    André Pires Negrão (USP) e Marcilene dos Santos (UNESP)
    Descrição: Sessão temática dedicada à tectônica e suas consequências estruturais e geomorfológicas durante o Neógeno e o Quaternário (Neotectônica strictu sensu). Mas não só, podem e devem ser incluídos trabalhos sobre eventos tectônicos durante todo o Cenozoico, e que apresentam relevância na dinâmica de processos superficiais da paisagem e sedimentação em bacias sedimentares. No centro desta sessão estão temas como estilos estruturais, cinemática, campos de tensões regionais, gênese dos esforços e seus reflexos na paisagem, desenvolvimento de rifts ou bacias de tipos diversos, reorganização de bacias hidrográficas e capturas de rios. Ainda, são muito bem-vindos trabalhos de sismologia, suas origens e magnitudes, bem como trabalhos acerca da modelagem numérica e datação de processos de relevo. Também estão no escopo desta sessão, trabalhos que discutam a herança tectônica de escala regional ou continental e sua influência nas reativações e controles morfoestruturais e propagação de esforços em contexto intraplaca.

    ST4 - TECTÔNICA DE BACIAS SEDIMENTARES
    Adilson Viana Soares (UNIFESP) e Marco Antonio Thoaldo Romeiro (PETROBRAS)
    Descrição: Nesta sessão temática pretende-se discutir o estudo da evolução e estruturação das bacias sedimentares, costeiras e interiores do Brasil, tem se mostrado de grande importância para o desenvolvimento do país e um grande desafio há anos enfrentado pelos geólogos. Espera-se nesta sessão uma abordagem com estudos de campo, bem como a utilização de avançadas técnicas e ferramentas.

    ST5 - GEOMECÂNICA E GEOTECNIA
    Eduardo Salamuni (UFPR) e Marcelo Fischer Gramani (IPT)
    Descrição: Esta sessão temática espera receber contribuições que versem sobre os mais diferentes aspectos práticos da aplicação de conceitos e técnicas estruturais em obras de engenharia, mineração, reservatório de hidrocarbonetos e no planejamento territorial, bem como sobre aplicação de métodos quantitativos, de simulações numéricas e analógicas no entendimento mecânico das estruturas geológicas.

    ST6 - CONTROLE ESTRUTURAL DE DEPÓSITOS MINERAIS
    Carolina Penteado Natividade Moreto (UNICAMP) e Elton Dantas (UnB)
    Descrição: Nesta sessão temática pretende-se discutir a relação entre os depósitos minerais e o controle tectônico-estrutural dos mesmos. Grande parte dos depósitos minerais é claramente desenvolvida em ambientes tectonicamente ativos, desta maneira a deformação e metamorfismo exercem um papel preponderante na gênese de muitos depósitos economicamente importantes.

Simpósio de Geologia do Sudeste

    ST7 - PETROLOGIA, MINERALOGIA, GEOQUÍMICA E GEOCRONOLOGIA
    Cauê Rodrigues Cioffi (USP) e Regiane Andrade Fumes (UNESP)
    Descrição: O objetivo desta sessão é apresentar trabalhos que contemplem as rochas ígneas e metamórficas nos campos mineralogia, petrografia e petrogêneses de rochas ígneas e metamórficas, incluindo fonte dos magmas e aspectos químico-mineralógicos. Ainda, serão contemplados temas como vulcanismo e conexões entre processos plutônicos e vulcânicos, granulitos e migmatitos, condições de P e T e mecanismos de deformação, aspectos geoquímicos, termodinâmicos e experimentais, mecanismos de colocação, geocronologia e geoquímica isotópica.

    ST8 - BACIAS SEDIMENTARES E GEOLOGIA MARINHA
    Francisco Manoel Wohnrath Tognoli (UFRJ) e Renata Regina Constantino (USP)
    Descrição: Espera-se contar com contribuições que abordam análises de fácies, petrografia e petrologia sedimentar, evolução tectono-sedimentar, diagênese, estratigrafia de sequências, sistemas carbonáticos e siliciclásticos, proveniência sedimentar, bioestratigrafia, paleontologia e paleogeografia. Serão, também, aceitos trabalhos que se relacionem com reconstituições paleoambientais e paleoclimáticas com base nos mais diversos arquivos geológicos. Por fim, no âmbito desta sessão, pretende-se receber trabalhos relacionados a diferentes áreas das geociências marinhas, que abordem: processos hidrodinâmicos, geomorfológicos e sedimentológicos operantes na zona costeira e marinha, processos de circulação oceânica, uso e ocupação da zona costeira, entre outros.

    ST9 - RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
    Cesar Augusto Moreira (UNESP) e Iata Anderson de Souza (UNESP)
    Descrição: A sessão objetiva divulgar e discutir os novos conhecimentos e avanços científicos produzidos no meio acadêmico e na indústria sobre a gênese de depósitos, incluindo recursos minerais estratégicos e transição energética, rochas e minerais industriais, agrominerais e gemologia. Considera-se ainda os desafios e novas tecnologias na prospecção, caracterização mineral e geometalurgia, exploração e produção de óleo e gás, geoquímica orgânica de rochas geradoras, caracterização de reservatórios e selos e demais áreas relacionadas a elementos e processos de sistemas petrolíferos, tanto os convencionais quanto os não-convencionais. Descobertas quanto as recentes energias renováveis, que constituem grande parte da matriz energética brasileira, também serão bem-vindas.

    ST10 - HIDROGEOLOGIA, GEOLOGIA AMBIENTAL E GEOLOGIA DE ENGENHARIA
    Ana Elisa Abreu (UNICAMP), Marina Thimotheo (UNICAMP) e Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (UNESP - FEBRAGEO)
    Descrição: O objetivo desta sessão é apresentar trabalhos de caracterização e gestão ambiental e de recursos hídricos, como aspectos da explotação, contaminação, geoquímica ambiental, sustentabilidade, dinâmica e modelagem de ecossistemas continentais e costeiros, mudanças climáticas globais e desastres naturais e antrópicos. Para além, serão aceitos estudos das aplicações da geologia na engenharia, em barragens, túneis, obras lineares, estabilidade de taludes, assim como investigações de campo e laboratório quanto a mecânica dos solos e mecânica das rochas, cartografia geotécnica, planejamento urbano e regional, entre outros.

    ST11 - GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO
    Alexandre Perinotto (UNESP) e Ligia Maria de Almeida Leite Ribeiro (Serviço Geológico do Brasil - SGB)
    Descrição: Espera-se contar com contribuições que abordam os mais recentes trabalhos, conceituais e/ou aplicados, sobre os temas: Geoturismo – rural ou urbano, interpretação ambiental, trilhas e outras ações no campo do turismo e desenvolvimento local; Geodiversidade – mapeamento qualitativo e quantitativo, avaliação, serviços ecossistêmicos, ameaças, gestão territorial e potencialidades; Geoconservação – básica, aplicada e aplicações de técnicas de Geoconservação; Patrimônio Geológico – in situ e ex situ; inventário, valoração, divulgação, proteção legal, conservação e monitoramento; e Geoparques – laboratórios para o desenvolvimento sustentável, o tripé educação, geoturismo e desenvolvimento local. Com este escopo, buscamos reunir em uma ampla discussão pesquisadores, profissionais de diferentes áreas, sociedade em geral, que têm construído estes novos campos.

    ST12 - GEOEDUCAÇÃO, GEOCOMUNICAÇÃO E EXTENSÃO EM GEOCIÊNCIAS
    Carolina Zabini (UNICAMP) e Celso Dal Ré Carneiro (UNICAMP)
    Descrição: A Geocomunicação e a Geoeducação são fundamentais para enfrentar o desafio permanente de difundir a Geologia e os processos geológicos em diferentes níveis de Educação – formal ou não formal – e disseminar o conhecimento geocientífico perante a sociedade. As contribuições acadêmicas e profissionais nesse campo ajudam a sociedade a compreender a importância da Geologia e suas aplicações no contexto do desenvolvimento sustentável. A Sessão Temática 12 objetiva incentivar a discussão e a troca de conhecimento entre os participantes, além de promover colaboração e interação entre diferentes áreas da Geologia. As ações de Extensão em Geociências ganharam grande impulso nos últimos anos. Ao divulgar as ações e projetos de Extensão desenvolvidos na área das Geociências, a ST12 discutirá o papel das atividades de extensão na formação dos estudantes e profissionais e na construção de elos com a comunidade.

© 2025 Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo São Paulo